quarta-feira, 8 de maio de 2013

CIMTB - São João del Rei (MG)


Maior competição de mountain bike da América Latina
acontece em São João del-Rei (MG)

por: Raquel Couto - KEKA

Terra, asfalto, cascalho, gramado, subidas, descidas e sol quente. Os mais de 900 ciclistas inscritos na Copa Internacional de Mountain Bike encararam tudo isso pela frente.



A histórica cidade de São João del Rei, em Minas Gerais, foi o palco escolhido para o evento e os mineiros representaram muito bem dentro de casa. Atletas de todo o Brasil e convidados internacionais marcaram presença e o público presente acompanhou disputas emocionantes.

No primeiro dia de competição aconteceu o Sprint Eliminator, modalidade que vem se popularizando na CIMTB. O desafio aconteceu ao redor da Igreja de São Francisco de Assis, um majestoso templo católico, considerado um dos mais belos do Barroco mineiro. A igreja é um marco da arquitetura colonial de Minas Gerais e a obra contou com o trabalho do mestre Antônio Francisco Lisboa, o famoso Aleijadinho. Mas a atenção dos presentes não estava na igreja e sim nos atletas. Daniel Grossi, ciclista de Juiz de Fora (MG), superou o favoritismo do suíço Lukas Kaufmann e subiu no lugar mais alto do pódio. Entre as mulheres, a mineira Erika Gramiscelli, de Belo Horizonte, não poupou energia e foi a mais rápida. 



O Cross Country foi realizado no segundo dia de competição, com presença de atletas profissionais e amadores. O circuito de 6km de extensão, testava a força, técnica e resistência dos participantes. Os ciclistas foram agrupados em quatro largadas separadas - 8h, 10h, 12h e 14h - divididos por idade, sexo e experiência. 

Na categoria profissional o clima pegou fogo. Ricardo Pscheid, da equipe Soul Cycle, não deu mole para os "gringos" e liderou de ponta a ponta a competição. Em segundo lugar ficou o tricampeão brasileiro, Rubens Valeriano e logo atrás o suíço Lukas Kaufmann. Na elite feminina, a argentina Noelia Rodrigues era temida pelas brasileiras e considerada favorita para a vitória. Mas as previsões foram contrariadas e a disputa ficou entre duas mineiras. Isabella Lacerda, de Itaúna, imprimiu um ritmo muito forte, sendo perseguida de perto por Roberta Stopa, ciclista de Juiz de Fora. As mulheres provaram ter muita força e atitude, encarando com disposição os obstáculos ao longo do circuito. Isabella Lacerda cruzou a linha de chegada em primeiro lugar e não escondeu a alegria e emoção. "Não sei descrever o que estou sentindo. Uma emoção, uma felicidade tão forte dentro de mim que parece explodir em meu peito. Ser campeã de uma etapa da Copa Internacional de Mountain Bike era um sonho e um objetivo traçado desde o início da minha carreira. Quero agradecer muito a Deus e a Nossa Senhora por sempre me proteger e iluminar a minha vida, aos meus patrocinadores por acreditarem e confiarem em meu trabalho, a minha equipe LM/Shimano por toda estrutura necessária para esse resultado, a minha família que é minha base, ao meu treinador Cadu Polazzo pelo excelente trabalho, aos meus amigos e a todos que torceram e me incentivaram. Estou muito feliz! Obrigada mesmo, de coração. Mountain bike é a minha vida.” 

 


PERSONAGENS

Participam da Copa, homens e mulheres, adultos e crianças, todos com a mesma paixão em comum: Pedalar. Muitos deles não são atletas profissionais, mas dedicam ao esporte em busca de equilíbrio físico, superação pessoal e até mesmo aprendizado de vida. Todos os participantes trazem uma historia de vida e uma relação pessoal com o esporte. 

Daniela Costa teve que correr atrás de ajuda pra conseguir ir à corrida por ser bem longe de onde mora. São 950km de Formosa, estado de Goias, até a cidade de São João del Rei, em Minas. "O empresário Homero, da loja Moto Formosa, me deu as passagens de avião, o lojista Emerson, dono da loja Pedal Livre, me ajuda na manutenção da minha bike, me vende as peças de reposição com um preço melhor e paga a minha inscrição", explica a atleta. Daniela conta que saiu de casa na sexta as 4:30 da manhã. “Fui de carro até Brasília, de lá peguei o avião até Belo Horizonte, onde alugamos um carro. Cheguei na cidade as 15h de sexta feira. Tive gastos com hotel, alimentação e extras da viajem em torno de R$800", explicou. A ciclista destaca que vem treinando forte desde o ano passado (cinco vezes na semana, por volta das 6:30 da manhã). É o prazo de voltar logo para o marido ir trabalhar. "Eu tenho uma filha de quase dois anos que depende muito de mim. No momento não trabalho, fico por conta da minha filha e minha casa. Nos meus treinos conto com a ajuda de um amigo, o Sillas, ele me indica oque devo fazer, oque seria melhor, mas nada profissional, ele me ajuda porque entende mais do que eu sobre isso", contou a ciclista. Daniela afirma que não é fácil conciliar vida de mãe e atleta, mas destaca que o marido  é o seu maior incentivador e colabora muito. 

Ivan Sá viajou de carro, aproximadamente 210km, de Belo Horizonte até São João del Rei. Chegando ao hotel é hora de descer todas as bagagens e procurar um lugar pra se alimentar, comer com moderação alimentos mais leves e partir para o treino. A noite sair pra jantar e dormir cedo. No domingo, café reforçado e descer pra pista. Depois da corrida, aguardar o resultado, pódio e voltar para o carro, preparar tudo e pé na estrada de volta. Ivan não foi para competir, mas conhece bem essa logística de atleta. Ele está na Copa acompanhando o filho de 12 anos e não esquece nenhum detalhe. “Sempre é muita batalha, levantar às cinco da manhã, conferir se tudo está no lugar, não esquecer dos equipamentos, do comprovante de inscrição, remédios, ferramentas, peças e comprovante de reserva do hotel. Depois de tudo conferido, toma-se um café e pé na estrada“, segundo Ivan, tudo isso não fica menos de R$500, mas afirmar fazer com mais puro prazer e não esconde o orgulho de acompanhar o filho. “Me sinto  privilegiado por ter a oportunidade de acompanha-lo e me sentir muito próximo. Acompanho todo o desenvolvimento do Gabriel. Ele aprende muito sobre o esporte e também sobre a vida, como se relacionar com pessoas e aprender a perder e a ganhar, coisas importantes para o resto da vida. Gostaria que todos os pais tivessem está mesma oportunidade, em qualquer modalidade, pois o esporte educa, da disciplina, saúde e afasta nossos filhos do mundo das drogas. O Gabriel está no MTB desde 2003 e espero que continue por muitos anos”, concluiu Ivan.

PEDAL E SAÚDE

A segunda etapa contou também com o apoio da Secretaria do Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais. “É muito importante apoiar um evento dessa magnitude, que além de receber grandes nomes no mundo do ciclismo nacional também fomenta a vinda de atletas de outros países a Minas Gerais. Estamos trabalhando em parceria com a subsecretaria Antidrogas e estar junto de um evento como esse nos possibilita fazer o casamento entre a prática saudável do esporte e o combate ao uso de entorpecentes, principalmente para as gerações futuras”, enfatiza o subsecretário de Esportes, Adenilson Sousa.

O organizador do evento, Rogério Bernardes, afirma que São João del Rei tem tudo para sediar mais etapas da Copa e entrar definitivamente para o calendário mundial. “Fomos muito bem acolhidos aqui em São João. A UFSJ, o IPHAN e Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis abraçaram o evento e a ideia é que possamos voltar todos os anos, assim como Araxá que é cidade-sede desde 2003. A estrutura da cidade é fantástica e a hospitalidade da população é imensurável”, comentou.

A Copa é válida pelo ranking nacional e ranking internacional do esporte.



texto e fotos: Raquel Couto


Um comentário: