Dicas e Informação


ENTENDA O BIKE FIT

O bike fit é um processo de análise do conjunto bike-ciclista que leva à adequação da bike através de ajustes de seus componentes, considerando as características físicas específicas do ciclista. Seu principal propósito é manter aqueles segmentos corporais envolvidos na atividade e sobrecarregados, dentro dos limites de normalidade e de segurança.

Para a realização do bike fit dinâmico, inúmeros ajustes podem ser realizados. No entanto, estes devem ser criteriosos, precisos e individualizados, para que possam efetivamente prevenir lesões, reduzir ou eliminar desconfortos e aumentar o desempenho esportivo, maximizando a eficiência do pedalar. Assim, utiliza-se de uma abordagem multidimensional que identifica cada aspecto do ciclista e de sua conexão com sua bike, direcionada para cada modalidade ciclística.
Muitos acreditam que o único ajuste necessário na bike se restringe à altura do selim e o fazem das maneiras mais curiosas possíveis. Não que estas maneiras estejam inadequadas, mas grande parte delas se atém a fórmulas matemáticas de origem inexplicada e/ou desconhecida ou métodos sem utilização de parâmetros bem estabelecidos.

O bike fit modifica nossa visão do ciclismo, pois revela a quantidade de variáveis possíveis de ajuste e como estas interferem no desempenho e na segurança do pedalar. Em princípio todos os praticantes de ciclismo podem se beneficiar das adequações efetuadas no bike fit, independente da modalidade praticada, dos objetivos da prática e da experiência no esporte. No entanto, para maior efetividade dos ajustes, é importante que o ciclista tenha seus pés relativamente fixos nos pedais através do uso de pedaleiras ou de sapatilhas de ciclismo. Dessa maneira todo o processo do bike fit poderá ocorrer indistintamente para praticantes de mountain bike, speed, triathlon, contra-relógio e cicloturismo, desde o entusiasta, passando pelo amador e chegando ao atleta de elite.
texto: BIKE FIT BH

2 comentários:

  1. sera q eu posso te envia um video para vcs divugarem do meu role no downhill sou colega do bernado cruz sou de ouro preto

    ResponderExcluir