quinta-feira, 28 de março de 2013

Walmir Terra


História de superação através do esporte

Vovô, Caolho, Véi ou Criolo... mas o nome de batismo é Walmir da Fonseca Terra. Carioca de Petrópolis, com apenas 7 anos ganhou o mundo e colecionou histórias. 8 casamentos, 6 filhos e 6 netos. Mas a vida não foi só amores, Walmir passou por altos e baixos, alegrias e dores. Um belo dia um susto: “O médico me deu 6 meses de vida. Eu pesava 133kg, viciado em drogas e bebendo muito whisky”
Mas o destino não quis assim e o universo mandou um “anjo” para o Criolo. Um anjo de pele e osso, Robson Aloísio, ciclista e treinador, com uma ideia genial: “Você precisa pedalar!”. E foi em 2012 que tudo clareou e a vida do Walmir mudou. Trocou os vícios negativos pela paixão pela bicicleta e botou uma coisa na cabeça: Brigar para subir no pódio!
Porém ele ainda teria que passar por outro desafio e provar mais uma vez sua força e poder de superação. “Eu estava trabalhando com uma roçadeira e uma pedra foi lançada direto no meu olho. Tive um traumatismo e fiquei dias no hospital. Foi uma porrada e um degrau muito ruim na minha vida”
Foi ai que o universo tratou de mandar mais um “anjo” para o caminho do Walmir. Recém saído do hospital, ele conheceu o ciclista Thiago Aroeira, atleta profissional do Mountain Bike, que foi logo direto: “Se você superou as drogas e o cigarro, você vai superar esse olho”.
E foi ai que o Véi descobriu que a adrenalina do esporte superava tudo e desde então vem colecionando bons resultados, novos amigos e boas lembranças da vida.
Já acostumado com a vista do pódio, Caolho conquistou mais um ótimo resultado na carreira de atleta. Venceu seus próprios limites e conquistou a terceira colocação na Copa Internacional de MTB, realizada em Araxá, no dia 24 de Março.
Esse é o Vovô... esse é O cara!


Texto e Fotos: Raquel Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário